Organizador(es) : Heloisa Maria Moreira Lima-Salles
Preço : R$ 40,00
N° de páginas : 196
N° do ISBN : 85-87635-53-0
Esta obra, resultado do trabalho de pesquisadores renomados, trata da complexa situação lingüística e educacional de bilingüismo da pessoa surda. Para isso, discute problemas relacionados à transcrição das línguas de sinais (em busca de padronização); apresenta, de modo elucidativo as várias questões envolvidas na elaboração dos dicionários bilíngües e semi-bilíngües; analisa questões atinentes a propriedades morfossintáticas da interlíngua de surdos aprendizes de português (escrito), bem como o uso de ferramentas educacionais no desenvolvimento de conceitos científicos no processo de aquisição dessa segunda língua. A discussão acerca da lexicografia mostra as contribuições que os dicionários podem dar aos surdos-aprendizes de português escrito, bem como aos ouvintes-aprendizes de Libras, revelando, ainda, os avanços significativos proporcionados pela informática na representação das línguas de sinais. Aprofundando a compreensão do tema, a obra ressalta a importância da educação lingüística como atributo da cidadania.
Sobre a Organizadora
Heloisa Maria Moreira Lima-Salles, Graduada em Letras e Mestre em Lingüística pela Universidade de Brasília, concluiu PhD em Lingüística pela University of Wales (Great Britain). É professora da Universidade de Brasília, onde realiza pesquisa em teoria da gramática, buscando estabelecer aplicações no ensino de língua portuguesa, notadamente, no ensino de português como segunda língua para surdos.