Autor(a) : Maria José de Pinho
Preço : R$ 35,00
N° de páginas : 152
N° do ISBN : 85-87635-43-3
Num momento em que o país vive um retrocesso no que diz respeito aos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, é necessário aprofundar as discussões acerca da formação de professores, uma das dimensões responsáveis pela precariedade dessa situação. É o que faz a autora nesse livro, ao examinar minuciosamente os projetos de formação docente implementados no Estado do Tocantins nas últimas décadas bem como os resultados já colhidos.
A análise desenvolvida revela que as políticas de formação no Brasil padecem ainda de várias mazelas: a inadequação dos modelos curriculares utilizados na formação em serviço, a ausência de uma política de valorização da carreira docente, a nefasta sobrevivência de critérios político-partidários na indicação de profissionais da educação e, sobretudo, a falta de continuidade das políticas públicas implementadas na Educação.
Sobre a autora
Maria José de Pinho, Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte e em Pedagogia pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira. Com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins, onde coordena o Projeto de Pesquisa: Formação de Professores e Concepção de Avaliação. Suas principais áreas de interesse na Educação são: Política Educacional, Formação de Professores, Profissionalização Docente e Avaliação Institucional.